O que é o autocuidado?

Em 40 anos de medicina, tive o privilégio de ter contato com centenas de pacientes com os mais diversos perfis, e pude observar como cada um deles tinha uma ideia diferente do que é saúde, e mais ainda, de como cuidar dela.

A partir dessas observações e como estudioso e adepto da Medicina Integrativa, que eu explico o que é em outro artigo (clique aqui para saber mais), fui adotando uma postura diferente em relação aos meus pacientes para ajudá-los além do que a minha especialização, a oftalmologia, pode oferecer.

E assim, de paciente em paciente, recebendo o feedback de cada um deles, fui desenvolvendo um conceito sobre o autocuidado. Trocando em miúdos, para ir direto ao ponto, autocuidado é a forma como você olha para si mesmo, como entende seu estilo de vida, o que observa que precisa de cuidados e ajustes, como se relaciona com a vida e o que faz para manter-se saudável e em equilíbrio nos diversos papéis que exerce.

Eu acredito que para que cada um pratique o autocuidado é fundamental ter informação e motivação. Geralmente as orientações a respeito de como cuidar das suas diversas saúdes são oferecidas por profissionais da área, mas também podem ser oferecidas por pessoas próximas, que nos querem bem, como a família e os amigos. Além disso, outros espaços também podem oferecer insights valiosos sobre o nosso comportamento e hábitos como a escola, o clube, associações e assim por diante.

O princípio fundamental do autocuidado é que você é o centro de qualquer mudança na sua vida e na sua saúde. Você é a pessoa que mais conhece sua própria situação, sabe o que precisa para se sentir bem, o que ajuda ou atrapalha nos momentos mais importantes.

Autocuidado é cuidar de si mesmo, buscar quais são as necessidades do corpo, da mente e da alma, melhorar o estilo de vida, evitar hábitos nocivos, desenvolver hábitos sadios.

Acompanhe em meu site e nas minhas redes sociais mais artigos e dicas de como você pode cuidar de si mesmo, de forma eficaz, preservando-se do que pode comprometer a sua saúde, o seu equilíbrio e impactar negativamente a sua vida no geral.