A saúde física e os cuidados que você precisa ter

Ter saúde não é uma questão de sorte, é uma questão de cuidado e amor consigo mesmo. Sim, é claro que há doenças que nos acometem e que nós não conseguimos impedir que aconteçam. Mas, há muitas doenças que podemos prevenir ou descobrir em um estágio inicial, que favorece a cura e nos faz sofrer menos, ou ainda, podemos acabar de vez com hábitos nocivos que causam doenças e transtornos sérios, como o uso de cigarros, álcool e drogas, por exemplo.

De modo geral, para preservarmos a saúde do nosso organismo, é fundamental agir. Atitude em relação ao cuidado com o seu maior companheiro, seu corpo, é fundamental para a qualidade de vida e longevidade. E para tanto, não há como deixar de realizar algumas ações, tais como:

  • Visite o médico – Faça um check up, procure um clínico geral pelo menos uma vez ao ano. E os especialistas que ele recomendar à sua faixa etária e perfil, sempre que necessário (cardiologistas, ginecologistas, urologistas, oftalmologistas etc). Não esqueça também de visitar o dentista regularmente. Cáries e afins podem desencadear de simples infecções à doenças cardíacas.
  • Não se automedique – Está cada vez mais comum ver as farmácias abarrotadas de multivitaminas, complementos alimentares e uma série de medicamentos que não solicitam prescrição médica. Isso é um prato cheio para quem gostar de ter um remedinho diferente pra tudo e se automedica. Por favor, consulte o seu médico e peça para que ele indique que medicamentos ter em casa quando uma dor muscular aparecer ou aquela dor chata de cabeça aparecer do nada. Não é todo mundo que precisa tomar vitaminas e suplementos. Pergunte ao seu médico se a base da sua alimentação é suficiente ou não. Tome somente aquilo que ele te indicar. Se sentir curiosidade ou até mesmo vontade de tomar alguma vitamina e afins, confirme com seu profissional de confiança primeiro. Sua saúde, com certeza, vai te agradecer no futuro.
  • Pratique alguma atividade física – Está mais do que comprovado o fato de que o nosso corpo precisa de atividade física, que o sedentarismo é um dos maiores vilões da nossa saúde física. Então, converse com o seu médico e veja qual a melhor opção para o seu biotipo, dentro das atividades que lhe dão prazer. Praticar uma atividade física que traz movimento ao seu corpo e que você gosta de praticar é duas vezes mais benéfico, já que faz bem para a sua saúde física e emocional de uma vez só.
  • Atenção à sua alimentação – Sou contra as dietas altamente restritivas, a menos que a pessoa tenha certas enfermidades que a impeçam de comer determinados alimentos. Para muitas pessoas comer, além de uma necessidade, é também uma fonte de prazer. Mas, no geral, prefira refeições com bastante variedade de legumes, frutas, verduras e grãos. Tenha bom senso em relação ao sal, açúcares e gorduras.
  • Não se esqueça de tomar água – Tomar água diariamente é fundamental para a lubrificação interna dos órgãos, para manter o brilho dos cabelos e a elasticidade da pele, entre outros benefícios. Estudos indicam que você deve tomar cerca de 35 ml de água para cada kg de peso corporal que você tem. Exemplo: Você pesa 60 kg, portanto, deve tomar 2,1 litros de água diariamente (60 kg X 35 ml = 2.100).
  • Atenção à qualidade do seu sono – A maioria dos adultos precisa de sete a oito horas de sono por noite. O sono é fundamental não só para o seu descanso, mas para a produção de enzimas, manter o bom humor, consolidar a memória, reforçar a imunidade, renovar as células, neutralizar os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento e ajuda no vigor físico, entre outros benefícios.
  • Tomar sol – Prefira tomar sol sempre bem no início da manhã, antes das 10h, e não use filtro solar. Dessa forma o organismo vai absorver a Vitamina D, que é fundamental para a saúde dos ossos.